Disciplina de Tecnologia e Inovação encanta alunos do Ensino Fundamental do CEA

Disciplina de Tecnologia e Inovação encanta alunos do Ensino Fundamental do CEA

Fotos: Divulgação

Para as turmas de 2021 do Ensino Fundamental, o Centro Educacional de Aracruz (CEA) fez parceria com a Tecnolokid, uma startup brasileira de Tecnologia e Inovação, com foco no ensino de crianças, através de um sistema online e com metodologia exclusiva. A parceria consiste na inclusão do Programa de Tecnologia e Inovação da startup, por meio de uma aula semanal dentro da grade curricular dos alunos do 1º ao 8º Ano do Ensino Fundamental.

A disciplina “Tecnologia e Inovação” é ministrada pela professora Bruna de Lima Rodrigues, que também é técnica em Informática. As aulas são compostas de desenhos animados, e-books interativos, exercícios gamificados com medalhas, vídeos e jogos educativos relacionados aos temas tratados em sala de aula.

O Programa de Tecnologia e Inovação da Tecnolokid permite que todos os alunos se beneficiem ao trabalhar com tecnologias tradicionais, contemporâneas e emergentes que moldam o mundo atual e futuro.

Segundo a professora Bruna, a plataforma da Tecnolokid é brilhante, pois, além de oferecer todo o suporte operacional, contém diversos recursos úteis que facilitam o processo de aprendizagem do aluno, permitindo que o professor consiga acompanhar o desenvolvimento dos conteúdos de forma satisfatória, tendo acesso ao que os estudantes estão produzindo do outro lado da telinha.

“A disciplina de Tecnologia e Inovação aborda conteúdos tanto de ordem técnica, quanto conteúdos que se referem ao convívio social e ao desenvolvimento emocional. Na parte técnica, os alunos desenvolvem diversas habilidades, necessárias para as competências digitais e tecnológicas que o cenário social e do mercado de trabalho exigem”, explicou a docente do CEA.  

Bruna também destacou a excelência dos conteúdos abordados pela plataforma, ao incluir programas, como: Power Point e Excel, dentre outros.

A partir da didática proposta, competências como a construção de tabelas e apresentações são desde cedo exploradas, procurando aproximar as habilidades da prática social. 

“Os conteúdos trabalhados nas aulas não se atém apenas as atividades práticas, mas também trazem questões sociais e emocionais, tão importantes para a sociedade que está cada vez mais imersa nesse mundo digital, como cyberbullying, cibercrimes e segurança na internet”, ressaltou a professora.  

Bruna finalizou dizendo: “Todos esses temas permitem que o aluno esteja pronto tanto tecnicamente, quanto social e emocionalmente, ciente dos benefícios e dos dilemas que a tecnologia traz para sociedade, desenvolvendo reflexões de que os valores essenciais ao convívio na sociedade devem ser respeitados também em ambiente virtual”, disse.

Segundo a supervisora escolar, Eleide B. C. Maulaz, com as aulas de Tecnologia e Inovação o CEA teve muitos avanços que possibilitaram a criação de ferramentas e recursos que podem ser utilizados pelos alunos em sala de aula, tornando o processo educativo mais dinâmico, eficiente e inovador. 

“O uso das ferramentas tecnológicas na educação deve ser visto sob a ótica de uma nova metodologia de ensino, possibilitando a interação digital dos estudantes com os conteúdos, propiciando uma nova forma de ensinar e aprender, integrando valores e competências nas atividades educacionais”, salientou Eleide.

Veja o que os alunos acham da nova disciplina 

“Estou gostando muito, porque estou achando interessante. Antes não sabia nem abrir o Word e precisava da minha mãe para me ajudar. Com as aulas de Tecnologia e Inovação fui aprendendo abrir sozinha. Usei o Word para fazer um trabalho de outra disciplina sozinha e fiquei orgulhosa de mim”. Ester Cometti Girardeli 4° Ano A

“Acho a disciplina legal, porque estou aprendendo coisas diferentes e que antes não conhecia, por exemplo, mexer no Excel. E, também, no início das aulas tiveram temas que foram trabalhados que antes eram desconhecidos para mim e que são interessantes de obter o conhecimento dos assuntos como exemplo: o Big Data e o cibercrime”. Nicole Pereira Barbosa 8° A

“Estou achando bem legal, porque fazemos tudo em grupo, e as atividades que a gente faz são atividades diferentes que antes eu não sabia como fazer, como, por exemplo, mexer no Excel. Eu sempre quis usar o Excel, porque via o meu pai mexendo e achava legal. Quando tenho dificuldade compartilho minha tela e a professora me ajuda”. Mariana Rocha Martins 6°A

INFORMAÇÕES À IMPRENSA:
Setor de Comunicação e Marketing – Alessandro Bitti
Tel.: (27) 3302-8000 – E-mail: comunicacao@fsjb.edu.br / alessandro@fsjb.edu.br