Festa Junina 2023: Mais uma edição do tradicional “Arraiá do CEA” é um sucesso

Festa Junina 2023: Mais uma edição do tradicional “Arraiá do CEA” é um sucesso

Fotos: Alessandro Bitti e Karina Cometti

O Centro Educacional de Aracruz (CEA) realizou no último dia 23 mais uma edição do seu tradicional “Arraiá do CEA”, e o evento foi um verdadeiro sucesso. Alunos do 1º ao 9º Ano do Ensino Fundamental, da 1ª a 3ª Série do Ensino Médio, além de professores e funcionários da equipe pedagógica e administrativa, participaram dessa festa que foi organizada com muito carinho.

A alegria tomou conta do ambiente, com muita animação, danças, músicas e espaço para tirar fotos, proporcionando momentos inesquecíveis para a garotada. Os estudantes compareceram à escola vestidos com trajes típicos, prontos para participar das coloridas quadrilhas, tanto a tradicional quanto a maluca, além de outras danças e brincadeiras.

Os universitários dos cursos de Enfermagem, Psicologia e Engenharia Mecânica da FAACZ também se juntaram à festividade, trazendo ainda mais diversão e energia para o evento. A presidente da Fundação São João Batista (FSJB), Celi Maria Guisso Cabral, uma das idealizadoras da escola, e a diretora escolar, prof.ª Adriana Recla Sarcinelli, também marcaram presença no “Arraiá do CEA”, fortalecendo o espírito comunitário e a união entre os participantes.

A quadra poliesportiva da instituição de ensino foi o palco das apresentações de danças tradicionais e brincadeiras diversas, que mantiveram todos entretidos durante a festa. A gastronomia típica da Festa Junina não ficou de fora, com deliciosas comidas. Entre as brincadeiras, destaque para o correio do amor, organizado pelos alunos da 3ª Série do Ensino Médio, proporcionando momentos de descontração e diversão para todos.

“Esse momento festivo já se tornou uma tradição em nossa escola, e, é sempre um encontro muito especial para celebrar, se divertir e fortalecer os laços entre alunos, professores e funcionários. Fico muito feliz em ver o entusiasmo de todos os envolvidos e o sucesso que o evento alcançou mais uma vez”, destacou a diretora escolar, prof.ª Adriana Recla Sarcinelli sobre a importância do “Arraiá do CEA” para a comunidade escolar.

A supervisora escolar do CEA, Eleide B. C. Maulaz, conduziu as apresentações que começaram com os alunos do 1º ao 5º Ano do Ensino Fundamental realizando as danças típicas dessa festividade. Os estudantes do 1º e 2º Ano apresentaram a sua versão de “Fogo na Botina”, os alunos do 3º Ano “De onde vem o baião”, os estudantes do 4º Ano apresentaram “Isso aqui tá bom demais” e os do 5º Ano “Galera Coração”.

“Prepare-se que no nosso dia será de muitas risadas, música boa e momentos especiais. Em nosso Arraiá, a animação é garantida. A dança vai começar e queremos você participando. A família CEA irá celebrar neste dia com muita alegria a nossa Festa Junina. Vamos festejar hoje como nunca antes. Convidamos você para celebrar a cultura e as tradições juninas conosco”, disse a supervisora escolar na abertura oficial do evento.

Em seguida, ficou a cargo dos alunos do 6º e ao 8º Ano do Ensino Fundamental fazerem a alegria de todos. Os estudantes do 7º Ano apresentaram a sua versão da “Feira de Mangaio”. Logo depois, os alunos do 6º Ano mostraram o “Arraiá da Educação – Pot Pourri” e os estudantes do 8º Ano demonstraram todo o seu gingado na sua versão do “Sola da Bota”.

Marcando o encerramento dessa festança, foi apresentada pelos alunos do 9º Ano do Ensino Fundamental, a quadrilha tradicional, que teve como narradora a prof.ª do CEA, Fernanda Rodrigues Wolkartt. O professor Bruno Costa e a professora Fernanda foram responsáveis pelos ensaios dos alunos do 9º Ano. Já os estudantes da 1ª a 3ª Série do Ensino Médio foram responsáveis pela alegria e irreverência com a quadrilha maluca, conduzida pelo professor da escola, Anderson Casais, que teve o apoio da professora Nuciala Mognato Tureta, durante os ensaios dos estudantes do Ensino Médio.

De acordo com a professora de Produção de Texto, Língua Portuguesa e Oficina de Redação, Lidimara Soares Monteiro, este ano a festa foi espetacular e a alegria fez parte, mas além disso, o CEA mais uma vez, mostrou na prática a possibilidade de integração entre os alunos do Ensino Fundamental e Médio.

“Pude perceber competências importantes para a sociabilização, a cooperação, a paciência e o respeito entre os alunos em todos os momentos da festa. Durante toda a preparação, os estudantes foram envolvidos em diversas atividades e podemos trabalhar com elementos de outras culturas e regiões diferentes”, salientou a docente do CEA. 

Além disso, segundo Lidimara: “Tudo isso, nos permitiu desenvolver a empatia e a noção de alteridade, bem como a tolerância dos estudantes. No fim da festa veio o sentimento de que a nossa missão, enquanto professor da instituição, foi cumprida e com muita alegria e satisfação”.

Para a professora de Matemática do Ensino Fundamental, Maria Auxiliadora Dias da Silva Bandeira, carinhosamente chamada pelos alunos de prof.ª Dora, a Festa Junina do CEA já é uma tradição, um momento de integração aguardado com grandes expectativas pelos alunos e pelos professores. Dora participa da Festa Junina há 12 anos e, para ela, a cada ano a organização do evento fica melhor e o envolvimento dos estudantes é maior.

“Com esse evento o CEA fica muito bonito, colorido. Essa é uma festa histórica tradicional no Brasil, sendo, portanto, patrimônio cultural. A Festa Junina que realizamos reforça esse pensamento com os alunos, por meio das danças, comidas típicas. É uma forma de preservar e valorizar as nossas tradições, e é um dos momentos mais aguardados do ano”, relatou a professora Dora.

“Uma das coisas que me encanta nessa festa é ver os alunos do Ensino Fundamental ficarem atentos às danças realizadas pelos estudantes do Ensino Médio e dizerem: Eu vou chegar lá e dançar desse jeito. É um momento de muita alegria em nossa escola”, pontuou a docente do CEA.

As alunas do 7º Ano “A” do Ensino Fundamental, Julia Giacomin Bof e Júlia Dantas Rodrigues, concordam que a Festa Junina do CEA foi muito legal, divertida e com uma boa organização. Segundo as estudantes, todas as apresentações foram muito boas e a decoração deste ano foi ainda mais caprichada, evoluiu bastante e a professora de Arte, Néia Ruy, caprichou mais uma vez.

“Nesses seis meses de experiência que estou no CEA, fui muito bem acolhido pela minha turma e por todos os professores, equipe pedagógica e administrativa da escola. Sempre tive um pouco de receio em relação a estar em uma nova escola. Por isso, estar no CEA hoje tem sido uma experiência muito boa”, disse Daniel Lima Cometti, aluno da 1ª Série do Ensino Médio, turma “B”.

“Todas as festas juninas que participei eram bem tradicionais. Aqui no CEA, temos uma variação com a quadrilha maluca, que traz uma dança diferente, com ritmos variados. Essa é uma festa bem dinâmica, pois em outras escolas, em que estive, era algo mais fechado, ou seja, alunos do Fundamental com o Fundamental, do Médio com o Médio. Aqui tenho a oportunidade de interagir com alunos de outras turmas”, afirmou o novo aluno do CEA. 

“Estudo no CEA desde o 7º Ano, do Ensino Fundamental, ou seja, desde 2019. Infelizmente, neste ano, não pude participar da Festa Junina por ter sido realizada à noite. Em 2020 veio a pandemia e não teve a quadrilha. Então, desde o ano passado está sendo muito legal participar, com muita comida, muita dança. Essa festa é muito divertida, com várias turmas unidas. Aqui a diversão é garantida. E, a decoração está linda, maravilhosa. A professora Néia, de Arte, arrasou mais uma vez. Tudo está incrível”, disse Rhebeca Gonçalves Daltio, aluna da 2ª Série do Ensino Médio, turma “B”.

“Nessa edição, percebo que os professores estão muito alegres, interagindo com todos os alunos. Neste evento, tivemos muita dança e muitos estudantes participaram da nossa Festa Junina. O CEA tem crescido muito com o passar dos anos e, este ano, percebo um número maior de alunos na escola. Por isso, digo, se você quer participar da nossa Festa Junina, venha para o CEA. Só pode participar quem é nosso aluno. Venha ser CEA você também”, frisou a estudante do Ensino Médio.

Com mais uma edição bem-sucedida do “Arraiá do CEA”, o Centro Educacional de Aracruz reafirma seu compromisso em promover momentos de integração, alegria e valorização da cultura popular, fortalecendo o espírito comunitário e proporcionando experiências enriquecedoras para seus alunos, professores, equipe pedagógica e administrativa da escola.

INFORMAÇÕES À IMPRENSA:
Setor de Comunicação e Marketing – Alessandro Bitti
Tel.: (27) 3302-8000 – E-mail: comunicacao@fsjb.edu.br / alessandro@fsjb.edu.br